Manifesto do Pedro Cardoso.

Padrão

O que tem de mal na nudez ? Nada, se o mal não estiver nos olhos de quem vê.

Quem tira a roupa em casa, para tomar banho ou nadar, não tem nenhum tipo de pudor ou moralismo.

Mas, no mundo do dinheiro, a nudez virou negócio para vender, de cerveja a bolsas, de carro a cigarro, passando por sandálias, shampoo e o que a “criatividade” alheia permitir.

Se o povo consome a nudez como produto, atores e atrizes ( me refiro aos reais ) se vêem em situação difícil a medida em que são exigidos cada vez mais a explorarem a nudez, não como elemento artistico, mas como forma apelativa.

Por favor, não endosso aqui nenhum discurso moralista contra a nudez, não se trata disso. Mas da banalização do corpo como meio de ganhar dinheiro vendendo produtos.

Sobre isso, o ator Pedro Cardoso fez um manifesto anteontem na primeira sessão do filme “Todo mundo tem problemas sexuais” , no Festival do Rio, com discurso antinudez no cinema e na TV.

Algumas frases do manifesto:

 “Minha tese: a nudez impede a comédia e o próprio ato de representar. Quando estou nu, sou sempre eu a estar nu, e nunca o personagem.” 

O ator disse que, nas mãos das “empresas que exploram a comunicação em massa”, a nudez, que fora “uma conquista contra excessos da repressão à vida sexual”, tornou-se “apenas um modo de atrair público”.

Apontou “conivência de escritores e diretores –alguns deles, em algum momento, verdadeiros artistas; outros, nunca!”.  “é sobre as atrizes que a opressão da pornografia é exercida com maior violência”. E afirmou que “é freqüente que cineastas de primeiro filme exibam a amigos, em sessões privê, cenas ousadas que conseguiram arrancar de determinada atriz” e indagou: “Até quando, nós, atores, atenderemos ao voyeurismo e a disfunção sexual de diretores e roteiristas, que nos impingem essas cenas macabras?”.

Se isso impactará de alguma maneira nas produções, o tempo dirá. Mas ao menos que sirva de reflexão do quanto as imagens e fantasias nos hipnotizam e são usadas contra nós mesmos em favor de gente que só pensa no lucro.

Seus olhos vêem aquilo que está no coração. O que tem te motivado ?

Pense nisso.

Deixe um comentário